level

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Direitos Trabalhistas do Trabalhador Autônomo

Direitos trabalhistas do Trabalhador autônomo

Plácido e Silva “Vocabulário Jurídico” designa autônomo: “Palavra que serve de qualificativo a tudo o que possui autonomia ou independência, isto é, de tudo quanto possa funcionar ou manter-se independentemente de outro fato ou ato”.

Desta forma, autônomo é todo aquele que exerce sua atividade profissional por conta própria e assumindo seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.

Como exemplo: taxista, pedreiro, eletricista, representante comercial, barbeiro, costureiro, motorista, etc.

Prestação de serviço

“Prestam serviço de forma autônoma a uma ou mais empresas, por conta própria, uma atividade profissional remunerada prestando a terceiros serviços sem relação de emprego. Ressaltando que somente se configura o trabalho autônomo quando existe inteira liberdade de ação, ou seja, quando o trabalhador atua como patrão de si mesmo, com poderes jurídicos de organização própria, sem cumprimento de horário, subordinação e dependência econômica em relação à empresa contratante. Por não ser empregado, inexistindo subordinação jurídica, as disposições da legislação trabalhista não são aplicáveis ao trabalhador autônomo. O contrato entre as partes deverá ser obrigatoriamente firmado por escrito, contendo a qualificação das mesmas, o objetivo do contrato, o preço ajustado e a forma de pagamento, dentre outras cláusulas específicas, ajustadas por acordo”.

Direitos trabalhistas e previdenciários do autônomo

Caso o autônomo venha prestar serviços na condição real de trabalhador autônomo não há que se falar em direitos trabalhistas.

Com relação à previdência social, todo o trabalhador que exerce atividade remunerada e não possui registro na Carteira de Trabalhador e Previdência Social (CTPS) deve contribuir para a Previdência e garantir acesso aos benefícios e serviços oferecidos pelo INSS. No caso do autônomo se inscreverá como contribuinte individual.

Os benefícios previdenciários são:

-Aposentadoria por idade
-Aposentadoria por invalidez
-Aposentadoria por tempo de contribuição
-Aposentadoria especial
-Auxílio-doença
-Salário maternidade
-Auxílio-reclusão
-Pensão por morte


47 comentários:

  1. Estou com dengue sou autonoma vendedora Médico não quiz me da laudo alegando que não tenho direito auxilio doença.
    Outra médica disse que tenho direito.
    Preciso saber se tenho ou dengue não é doença

    ResponderExcluir
  2. Boa noite,

    Sou autonomo e trabalho para uma empresa de consturacao civil que mesmo sendo autonomo, eu tenho horario a seguir, tenho palpites e ordens o tempo todo, inclusive ameacas de ser mandado embora, e um problema so. No momento a empresa assim como a equipe que trabalhar para a empresa como eu, quer me tirar fora tentando pegar todo o servio pra ela. Como faco pra me proteger? O que devo fazer? Sou pedreiro autonomo com pouco conhecimento sobre meus direitos. Estou sendo abusado com ameacas e desafios todo dia.

    ResponderExcluir
  3. Sim, você tem direito sim. Apenas consiga o laudo de outro médico indicando que você tem dengue. Depois, encaminhe ao INSS e solicite o benefício comprovando seu último recolhimento.

    ResponderExcluir
  4. sou autonomo trabalho numa empresa de transporte de passageiro, trabalho, de 6 as 6, e ainda tenho horarios, a cumprir e eu ainda tenho que pagar para a mesma uma quantia em dinheiro todo mes. por isso eu gostaria de saber, se eu tenho direitos trabalhistas, quando eu sair desta empresa.

    ResponderExcluir
  5. presto serviço para uma transportadora,que me paga quinzenalmente,trabalho das 7 as 19 hors todos os dias,trabalho com meu carro,fui dispensado do serviço tenho algum direito trabalhista,ela recolhe meu inss,e desconta nos meus dias trabalhados,

    ResponderExcluir
  6. Sou motoboy autonomo, gostaria de saber se tenho o direito de almoço no local.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  7. ola, sou professora de ingles e espanhol e trabalhei seis meses em uma unidade da rede Skill em Paulínia, como eles estavam assumindo a direção da escola e tinham muitos problemas a a resolver da antiga administração, naõ fizeram contrato por escrito.
    Tenho como documentos as planilhas de presença das aulas de espanhol que ministrei no mes de Junho e posso arrolar testemunhas,
    Como faço para entrar com processo para que me pague o valor devido? (eles estão entrando em falência)
    att,
    Karin

    ResponderExcluir
  8. Sou autonomo da área do consignado e a empresa para a qual eu encaminho meus clientes e contratos, realizou uma compra de divida de um cliente meu, e pela demora que não foi normal de 3 meses para realiza-la,o cliente acabou fazendo seu emprestimo em outro banco e com isso, ficou a divida do pagamento realizado do cliente para o banco PanAmericano o qual quitou a divida do cliente. Por sua vez a empresa que eu passei o contrato a Promotora foi descontada do PanAmericano e me estornou sem nenhum aviso nem ao menos comprovante 4.700,00 de comissões que eu tinha a receber. Ela pode fazer isso? já que eu apenas intermediei a operação e nenhum acesso tenho com o sistema de aprovação. E até mesmo o PanAmericano ter realizado a compra depois de ter checado o cliente e aprovado a operação?
    Grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
  9. Olá,sou autônoma, trabalho em casa com adesivos artesanais. gostaria de saber o que deve pagar para ter todos os direitos que um trabalhador registrado tem.

    grata
    Josiane

    ResponderExcluir
  10. OLÁ , BOM DIA !EU QUANDO ESTAVO COM 7 MESES PEDIR O MEU CHEFE PARA ME MANDAR E EMBORA , MAS ATE HOJE NADA E TENHO 1 ANO E 6 MESES , COMO EU ESTAVA MEIO DESILUDIDA DO EMPREGO , POIS TRABALHO A NOITE E TENHO VISTO QUE MEU FILHO ESTA MUITO FRACO NA ESCOLA ETC..E ENTAO FALTEI BASTANTE E LEVEI BASTANTE ATESTADO,POIS JA ESTAVA FICANDO TRISTE QUANDO VIA O MURO AZUL DO MEU SERVIÇO EU NÃO ESTAVO AGUENTANDO, POIS ES NOS PEGAMOS 17:00 HRS E ESTAVA SAINDO QUASE TODOS OS DIAS 5:00 HRS DA MANHA , E EU QUERIA SABER SE E POR CAUSA DISSO QUE EU NÃO TIREI FERIAS AINDA? ESTOU MUITA CANSADA POIS ESTAMOS SAINDO QUASE TODOS OS DIA DO MESMO HORÁRIO AS 5: HRS DA MANHA , COMO DEVO NEGOCIAR COM ELES POIS EU JA NAO ESTOU AGUENTANDO MAIS ,ESTOU VENDO A HORA QUE PEDIREI CONTA , POIS NESSA VIDA TUDO TEM LIMITES...E O MEU ESTA CHEGANDO AO FIM.. ME ESCLARECE POR FAVOR OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O empregador pode conceder as férias para o trabalhador no máximo 1 ano e 11 meses de serviços prestados. Passado esse período ele deverá pagar suas férias em dobro, ou seja duas férias, por ter ultrapassado o período máximo de concessão das férias.

      Excluir
  11. Boa noite, estava com tendinite peguei 3 atestado devido a tendinite, 1 foi no final do mes 8, 4 dias outro de 4 dias no mes 9 e o ultimo foi tambem no mes 9 de 14 dias sendo que dessa vez o medico me passou os remedios e fisioterapia e devido a fisioterapia estou bem sendo que a empresa hj faltando 2 dias pra eu voltar me ligou pra falar que ia ter que ir pro inss. sendo que agora devido a fisioterapia ja estou melhor e provavelmente no inss vão me liberar o problema e que ai eu vou ficar sem receber ate voltar a trabalha se eu tiver um atestado me liberando eu posso voltar a trabalhar a empresa e obrigada a me aceitar ou vou ter que esperar a pericia no inss pra eles me liberarem e ate la fico sem receber. Ja que a empresa so vai me pagar os 15 dias

    ResponderExcluir
  12. Boa noite : Oi gostaria de pedir uma ajuda a voceis . Minha mãe trabalha como autonoma na rua no cntro de itapevi ela é camelo.... Aconteceu uma briga entre minha mae e uma mulher que vendia ao lado dela. minha mae tem licença para trabalhar e a outra pessoa não tem licença ... minha mae abriu um B.O contra essa mulher por difamação e outras coisas .... e os fiscais proibirão minha mãe de continuar vendendo sua mercado ria na rua .. mas não derão nenhum papel para ela assinar ... e eles falarao que se ela continuar trabalhando na rua vão tomar a mercadoria dela .... oque eu faço para ajudar minha mãe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela tem permissão para trabalhar de tal forma, procure o sindicato dos trabalhadores e arrume um advogado trabalhista

      Excluir
  13. Sou dentista reccem formado e trabalho em uma clinica dentaria. A mesma fez um contrato comigo o qual assinei sem prestar muito atenção no que estava lendo. Logo a seguir enviou uma pessoa que diz ser do escritorio e que eu deveria me registrar, sendo que a melhor forma era como autonomo e que o escritorio mesmo da clinica poderia fazer isto sem custo. Tenho solicitado uma copia do contrato, mas parece que estão dificultando me entregar. Como devo proceder?

    ResponderExcluir
  14. sou autonoma trabalho em um consultorio. ja tenho um ano que trabalho com uma dentista de secretária quais os meus direitos trabalhista sendo que ja estou gravida

    ResponderExcluir
  15. Olá, por onde visualizo as respostas dadas às peguntas dos demais leitores? Atenciosamente, Juliano

    ResponderExcluir
  16. Sou cabeleireiro e minha esposa esta grávida eu tenho direito a auxílio paternidade?

    ResponderExcluir
  17. um rapaz limpa piscina e varre quintal todos os dia sem horário em vários lugares ele paga como autônomo ele faz bico de pintura. etc...corre o riscodele irpara justiça

    ResponderExcluir
  18. olá meu marido é pedreiro autonomo e trabalha com empeleitas fazendo casas. ele acerta o serviço e o valor com a pessoa com a qual vai trabalhar, tudo verbalmente e no final da obra a pessoa falha com o acordo, nao efetuando o pagamento do valor da obra que acertaram. por favor gostaria de saber se existe algum documento que possa ser assinado pelas dus parte, pra que meu marido não saia no prejuíjo e possa cobrar a dívida juridicamente. por favor aguardo uma reposta.

    ResponderExcluir
  19. sou entregador de um deposito, e o mesmo ira fechar as portas quero saber se direito a alguma coisa?

    ResponderExcluir
  20. O meu caso é parecido com o do nivaldo souza. Tambem presto serviço para uma transportadora,que me paga senalmente,trabalho das 7 as 15 hors todos os dias,trabalho com meu carro,fui dispensado do serviço. nunca tirei férias nem recebia 13o, num período de quase 4 anos. Recolhia meu INSS. Tenho algum direito trabalhista?

    ResponderExcluir
  21. bom dia sou autônomo pedreiro e já tenho um ano de serviço prestado,e meu patrão pedi-o três meses para retorna ao serviço gostaria de saber se após estes três meses eu tenho direito a algo o se já tenho direito a algo preciso de respostas .pois não sei ainda meus direitos como autônomo .obrigada

    ResponderExcluir
  22. Tem direito ao PIS quem é trabalhador autonômo?

    ResponderExcluir
  23. PRESTO SERVIÇO PARA UMA PESSOA QUE TEM UMA FACÇAO. PELA QUAL TRABALHO DE SEGUNDA A SEXTA, NO HORARIO DE 6 AS 18H.PELO QUAL ESSA PESSOA ME PAGA PELO SERVIÇO PRESTADO SALARIO FIXO. FAZEM 6 ANOS QUE ESTOU PRESTANDO SERVIÇO A ESSA PESSOA. E PELO QUAL RECOLHO MEU INSS. NO MOMENTO ELA DIZ QUE VAI PARAR COM OS TRABALHOS , E NATURALMENTE IRA ME DISPENSAR . POR ESSE MOTIVO PRECISO SABER SE TENHO ALGUM DIREITO, TRABALHISTA. JA QUE ELA POSSUI CNPJ.

    ResponderExcluir
  24. ou estou gravida e trabalho a 6 meses numa lanchonete sem registro e agora fiquei gravida eu tenho direito ao salario maternidade.

    ResponderExcluir
  25. Olá, trabalho como,autônomo prestador de serviços, alem de trabalhar para varias pessoas presto serviço em uma escola como professor há 7 anos, duas vezes por semana durante 9 meses por ano, sempre dou um recibo como prestador, eu tenho direitos à receber se sair da empresa? Fgts, férias, 13o? Posso entrar com uma ação contra a escola para rever tempos de serviço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haja vista que você concordou em prestar serviços como autônomo, e tinha benefícios como tal (escala de trabalho reduzida, ganhos relativos maiores pois não era descontado todos encargos da CLT), você não tem os mesmos direitos de quem é contratado por carteira assinada, somente os direitos relativos ao INSS. Além de caracterizar fraude pois por todo período vc estava e de acordo e agora está exigindo os que nunca foi acordado.

      Advogado

      Excluir
  26. Boa tarde .

    trabalho a mais de 5 anos fazendo bico em uma empresa sem registro depois que varios colegas colocou o dono na justiça, agora ele está fazendo um contrato de gaveta como se eu trabalhasse como autônomo das 07h00 as 19h00 ele alega que para ele justificar o dinheiro que sai da conta dele , mas o sobrinho dele falou que é para ele nao pagar os direitos trabalhistas.
    Pois eu pergunto: eu firmando um contrato com ele perco meus 5 anos?

    ResponderExcluir
  27. Minha sogra é costureira, tem 57 anos de idade, nunca contribuiu, se ela começar a contribuir agora, com que idade ela vai ter direito a se aposentar?

    ResponderExcluir
  28. Boa noite! Trabalho a três anos em uma loja de variedades, comprindo horário da em presa de 07:00 da manhã até ás 18:00 da noite, as vezes até saia mais tarde, mais só trabalhava os sábados e de vez enquando na semana, e o empregador me colocou p fora do nada, e ela ñ assinou contrato neinhum comigo, e eu ha tinha três anos tenho direito a alguma coisa?

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde
    Sou pedreiro, mas não tenho firma aberta. Assim como a maioria, eu também tenho um ajudante que trabalha comigo há muito tempo, exatamente por ser um bom ajudante, mas nos últimos meses percebi um certo abuso de querer exigir as coisas. Por exemplo, ficou doente e trouxe atestado de 2 dias para que eu pudesse pagar os dias...ano passado, em reconhecimento ao bom trabalho dele, resolvi recompensá-lo com uma gratificação de Natal, como se fosse um. E agora ele veio pedir adiantamento do 13º. Do jeito que está indo as coisas, tenho receio que ele exija os direitos como se estivesse trabalhando em uma empresa. Mediante esta realidade, gostaria de saber se corro algum risco?
    Agradeço muito se puderem me orientar!

    ResponderExcluir
  30. Olá sou autonoma e dav aula no Instituto embelleze fui humilhada e escurraçada de lá e me mandaram embora como "justa causa" descobri que era mentira e tenho como provar, posso processa-los?

    ResponderExcluir
  31. trabalho em construção civil para outro empreiteiro como pedreiro ja tem muito tempo,ja tive um acidente de trabalho aos uns quatro meses e agora,tive que ficar uns dias sem ir trabalhar por motivo de força maior,o empreiteiro que me contratou ficou me devendo um restante de um dinheiro e ligo pra ele e ele só me enrola o que devo fazer.obs:trabalho sem carteira assinada

    ResponderExcluir
  32. Ola fui contratada dia 11.11.15 e trabalhando fui vitima do virus zika trabalho como operadora de maquina na obra onde estou tem muitas poças de agua limpa e mosquitos matei uns 3 em meu braços esses dias a atras comecei a me senti mal e fui ao medico fiz enxame de sangue e acusou zika to de cama e atestado de 5 dias porem estava lendo na CLT que posso ser mandada embora porem as condiçoes de trabalho sao pessimas ja passei isso para empresa se eles me dispensarem posso. Recorer colocar na justiça.

    ResponderExcluir
  33. Boa noite sou pedreiro e meu servente parou de trabalhar para mim e falou que quer receber seus direitos sou obrigado a pagar alguma indenização para ele.. Aguardo resposta bocaina

    ResponderExcluir
  34. bom dia !eu so eletricista fez uma montagem de quadro em um restalrante com 24 dijscom augus ponto de tomados e aterramento na epoca cobrei 1.200 reais em agosto ate hoje nâo foi efetuado meu pagamento posso recorre justiça civil

    ResponderExcluir
  35. Boa noite sou autônomo presto serviço com o meu caminhão de entregas de produtos comprados pela internet.
    Entreguei uma geladeira no dia 05/01/2016 a empresa recebeu uma reclamação do cliente no dia 21/01/2016 alegando que o produto está amassado (reclamação depois de 16 dias) agora a empresa está querendo que eu page o produto.
    Está certo isso???
    Detalhe não tenho contrato em mão nem sei se existe pois estou agregado através de um Agenciador que possui o contrato com a empresa não assinei nada

    ResponderExcluir
  36. Me chamo Reinaldo sou marceneiro marceneiro e gostaria de tirar uma dúvida,eu trabalho em Presidente Prudente e recentmente eu fui fazer um serviço em Londrina (pr) e fiquei naquela cidade por 6 dias gostaria de saber se eu tenho algum direito a mais por ter trabalhado fora do meu domicílio de origem,alem dos dias normais. Grato: Reinaldo

    ResponderExcluir
  37. trabalho em uma pizzaria sou pizzaiolo, e queria saber se emu patrao pode desconta pizza errada ou que cliente naoo aceite e volta para traz com a pizza.isso e serto a cobrança de pizza em meu pagamento?
    alem de fazer oouotras coiosas que nao sao de minha funçao?

    ResponderExcluir
  38. Olá me chamo Leandro.
    trabalho numa empresa de informática com carteira assinada, só que comecei a fazer uns bicos por fora ou seja fora do horário de trabalho, para outra empresa de informática que propriamente dito e concorrente da empresa que trabalho.
    E errado eu fazer esses picos por fora? Tem demissão? como funciona? queria que me explicasse qual o problema disso.
    E se eu fizesse serviço por fora (fora de horário de trabalho meu) para uma pessoa física sem ser de dono de empresa concorrente que trabalho é errado também ??

    ResponderExcluir
  39. boa tarde, sou eng. civil, trabalho para um escritório de forma autônoma, desde de 2014, esse trabalho é comprovado por meio de emails nos quais eu o envio os projetos, só que o escritório me deve 2.500,00R$ teria como eu entrar na justiça trabalhista para ele me pagar?, ou se eu entrar sou causa perdida?

    ResponderExcluir
  40. Eu trabalho no CEAGESP para entrar para trabalhar tem ke fazer uma carteirinha e abrir firma como autônomo mais eu trabalho só pra um patrão faz 2 anos se ele me mandar eu parar tenho direito de alguma coisa obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  41. Eu trabalho automano e tem um funcionário Eu dividi E metade do lucro de ele for embora ele tem alguma direito o que preciso fazer.

    ResponderExcluir
  42. meu marido é autonomo e ele viaja com uma banda de shows , a banda teve um acidente e morreram todos até os donos , a pergunta é tenho algun direito pra receber ou cobrar da justiça e de que devo cobrar , dos familiares dos donos da banda

    ResponderExcluir
  43. ola, trabalho na cozinha de uma lanchonete preparando lanches,como que deve ser assinado minha carteira de trabalho.

    ResponderExcluir

Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares

Pesquise no Google

5-Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"